Na última terça-feira, dia 20 de Agosto, o vereador Aldemir Almeida (Partido Progressista – PP) usou da palavra no plenário de Câmera de Ilhéus para fazer declarações ofensivas à estudantes universitários e entidades representativas da categoria. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi vítima dos ataques do vereador, que deu início ao discurso afirmando que “violência se combate com violência”.

Em seu pronunciamento, Almeida alegou que os estudantes universitários são vagabundos, que ficam mais de 10 anos nas universidades “principalmente em determinados cursos; sociologia, teatro e outras porras mais…”. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) também foram criminalizadas. “Quadrilhas que recebem milhões e milhões, e nada faz pela classe estudantil”, afirmou Almeida.

Sobre a OAB, o vereador, que havia afirmado se tratar de uma entidade que “só serve para defender bandidos”, voltou a se pronunciar em plenário da Câmara, na quarta-feira (21), alegando ter sido tomado pela emoção. Informou ainda ter enviado nota oficial à entidade com pedido de desculpas.

Confira fala completa do vereador no site OTabuleiro

Diante do ocorrido, a diretoria da ADUSC, junto à outras entidades da educação e de outros segmentos sociais e populares, elaborou uma nota de repúdio a ser protocolada na Câmara de Vereadores de Ilhéus. Para diretoria da ADUSC, a postura de Aldemir Almeida é irresponsável e perigosa, pois incita a violência e o preconceito à setores da educação e suas entidades de classe, num momento de graves ataques, e que toda resistência é necessária.

CONFIRA NOTA

As entidades e coletivos abaixo-assinados vêm a público repudiar as lamentáveis declarações do vereador de Ilhéus, Aldemir Almeida (Partido Progressista), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus realizada no dia 20.08.

Em tom desrespeitoso para com às instituições democráticas, o citado vereador incita a violência e utilizando-se de palavras de baixo calão desrespeita as Universidades e os estudantes, especialmente de cursos de Sociologia e Arte (Teatro), numa atitude que não se corresponde com sua investidura de um representante eleito pelo povo.

O vereador também dirigiu-se de forma acintosa às entidades representativas dos estudantes secundaristas (UBES) e universitários (UNE), fazendo ilações levianas sem provas. Em vez disso, o edil deveria reconhecer a importância dessas entidades na construção da democracia no Brasil.

A sociedade brasileira não aceitará o retorno de regimes e práticas ditatoriais que cercearam as liberdades democráticas no período da história recente no país.

Vivemos numa conjuntura em que alguns mandatários promovem a incitação ao ódio e o desrespeito aos direitos humanos. Não aceitaremos ataques às universidades e entidades da comunidade universitária, especialmente por representantes do povo, que deveriam servir de exemplo no respeito às diversidades e a defesa da democracia.

Dessa forma, solicitamos à presidência da Câmara de Vereadores um espaço em sessão  para exercer direito de resposta, além de apresentar aos nobres vereadores e à sociedade as realizações e importância das universidades, especialmente da nossa UESC, património deste povo do sul da Bahia.