A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem enfrentado dificuldades com as constantes quedas de energia elétrica e problemas de conexão à internet no campus. A instabilidade cada vez mais comum vem comprometendo aulas, pesquisas e serviços administrativos.

Nesta semana, a situação atingiu um nível crítico, com a falta de energia por quase 12 horas, entre a noite de quarta-feira (27) e o início da tarde de quinta (28). Além disso, o fornecimento de água também foi interrompido em grande parte da universidade, resultando em um dia caótico. Professores/as cancelaram aulas, setores liberaram funcionários e diversas atividades foram suspensas.

Os prejuízos para a comunidade acadêmica foram expressivos. Estudantes tiveram gastos com transporte para aulas que não ocorreram, o Restaurante Universitário não abriu para o almoço, e pesquisadores relataram a perda de amostras em laboratórios e danos a projetos em andamento.

Mesmo quando a energia é restabelecida, os problemas continuam, com uma conexão à internet instável. Docentes reclamam que em alguns pontos do campus a internet não funciona e na maioria das vezes está fraca, inviabilizando o uso de recursos digitais durante as aulas, como vídeos, chamadas e outros materiais multimídia.

Apesar do impacto da última quinta-feira, a administração da UESC não emitiu comunicado oficial para esclarecer a situação. Em outras oportunidades, a universidade já realizou reuniões com o grupo privado Neoenergia Coelba, que distribui a energia no estado da Bahia, na tentativa de solucionar o problema – até então sem sucesso.

Quanto à internet, há esperanças de melhoria com a implantação da Rede GigaSul, um projeto de banda larga lançado pela UESC em 2010 e que teve o primeiro trecho ativado em maio deste ano, durante a Semana de Inovação de Ilhéus. No entanto, o projeto ainda não tem previsão de abrangência total no campus e nas instituições da região.

Por fim, a Associação de Docentes da UESC (ADUSC) solicita que a Reitoria da universidade se manifeste publicamente sobre o ocorrido e apresente quais medidas pretende tomar para encontrar uma forma definitiva de resolver a situação.