Em assembleia híbrida na última quarta-feira (20), as professoras e os professores da UESC aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades no dia 27 de abril. A decisão, junto à realização de um ato público em Salvador, intensifica a luta contra os ataques do governo estadual à categoria.

A paralisação dessa quarta (27) foi aderida por docentes das quatro universidades estaduais da Bahia (UEBAs), que denunciam a forma arbitrária como age o Governo Rui Costa (PT) no trato com a educação pública no estado. Sem qualquer tipo de diálogo, o governo cedeu um reajuste salarial de apenas 4%, longe de repor as perdas inflacionárias que já ultrapassam 50% em sete anos de arrocho.

Baixe aqui o panfleto da ADUSC sobre a paralisação.

Além da desvalorização da categoria, o governo ainda não cumpre sua palavra ao ignorar as tentativas de retomada da mesa de negociação permanente. Incluindo assuntos como regime de trabalho, dedicação exclusiva, promoções e progressões, a mesa foi um acordo assinado ao fim da greve docente de 2019. Isso sem contar os ataques recorrentes ao Estatuto do Magistério e os cortes orçamentários nas universidades estaduais, que impactam diretamente a qualidade do ensino público.

Nesse sentido, a paralisação das UEBAs e o ato em Salvador vai demonstrar a indignação da categoria com o arrocho salarial e o desrespeito aos direitos trabalhistas. Valorizar professoras/es e universidades não é gasto, é investimento!

Participe do Ato Público:

A ADUSC convida as e os docentes para participarem da mobilização dessa quarta-feira (27), na Praça da Piedade, em Salvador. Envie nome, CPF, data de nascimento e local de embarque para o email adusc.andes@yahoo.com.br, até às 14h dessa segunda-feira (25). A diretoria providenciará passagens terrestres ou alugará um ônibus, a depender da quantidade de interessados/as.

#ReajusteJá