Dados levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) mostram que os números sobre a fome no Brasil voltaram a subir. De acordo com a pesquisa, 19,1 milhões de pessoas passam fome no país e 116,8 milhões estão em insegurança alimentar (quando não há acesso pleno e permanente a alimentos).

O índice é mais do que o dobro dos números observados em 2009. Esse retrocesso foi acentuado principalmente nos últimos dois anos, quando o aumento da fome foi de 27,6%. Até então o crescimento era de 8% ao ano.

Para chegar a estes resultados, a Rede PENSSAN realizou a coleta de dados em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre 5 e 24 de dezembro de 2020. Um dos objetivos era observar e publicizar a situação enfrentada por brasileiras e brasileiros no contexto da pandemia da Covid-19.

“É um cenário que não deixa dúvidas de que a combinação das crises econômica, política e sanitária provocou uma imensa redução da segurança alimentar em todo o Brasil”, conclui um trecho da apresentação da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, fica ainda mais evidente de que a redução do valor do Auxílio Emergencial é uma crueldade imposta pelo governo e seus aliados, em um momento em que o Brasil sofre diariamente com mais de 3 mil mortes por Covid-19. É preciso pressionar o Congresso por um auxílio com valor digno para a população.

Clique aqui para acessar o site do projeto e conferir a pesquisa completa.