Com paralisação das atividades acadêmicas na última quarta-feira (12), docentes das Universidades Estaduais Baianas ocuparam as ruas de Salvador para reivindicar reajuste salarial e a abertura da mesa de negociações com o Governo da Bahia.

O ato público percorreu do Campo Grande à Praça da Piedade, com carro de som, faixas, cartazes e palavras de ordem. A manifestação contou com apoio do movimento estudantil das UEBAs.

Conforme deliberado em assembleia, a ADUSC participou da mobilização, paralisando as atividades e levando à capital um ônibus com professores/as e estudantes.

Na pauta, o protesto cobra um posicionamento do governo estadual referente às reivindicações protocoladas pelo movimento docente desde dezembro de 2022. A categoria busca a abertura da mesa de negociações, recomposição das perdas salariais, autonomia e mais orçamento para as universidades.

“Tem oito anos que o Governo do Estado não olha para a gente, no sentido de valorização profissional. A gente está sem reajuste salarial há oito anos. E em um governo cujo estado é gerido por um professor, Jerônimo, e a secretária de educação, professora Adélia, aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz, até agora não marcaram uma mesa de negociação. É um desrespeito”, disse a professora Nane Albuquerque, vice-presidenta da ADUSC.

Na quinta-feira (13), o Fórum das ADs se reuniu para discutir e avaliar os próximos passos da mobilização. Acompanhe os canais de comunicação da ADUSC para se manter informado/a.

Confira abaixo o álbum de fotos do ato em Salvador:

Ato Salvador 12-04-2023

Fotos: Blenda Cavalcante / ASCOM ADUSC