A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), Seção Sindical do ANDES-SN, preparou ações para o Dia Nacional de Luta e Resistência em Defesa da Educação, nesta quarta-feira, 19 de maio. A participação do sindicato na mobilização foi aprovada pela assembleia de professores/as da última quinta (13).

Entre as atividades da data, a ADUSC realiza uma live sobre “O PL 5595/2020 e suas implicações para o retorno das aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19”, com participação dos/as docentes Rivânia Moura (presidenta do ANDES-SN), Hamilton Assis (CSP-Conlutas) e Lacita Skanliski (DCS-UESC). A mediação será do secretário geral da ADUSC Elvis Barbosa.

O debate virtual será transmitido pelo Youtube, a partir das 15h. Acesse aqui e se inscreva já!

A ADUSC também produziu spot para rodar nas rádios de Ilhéus e de Itabuna e em carro de som, com parceria da APPI-APLB. Ouça abaixo:

Além dessas ações, o sindicato docente promove uma ocupação das redes sociais, com postagens de cards, vídeos e tweets sobre as pautas da data.

Com o mote A Educação Precisa Resistir, o 19 de maio é um dia em que docentes, técnicos/as e estudantes das instituições de ensino superior públicas – federais, estaduais e municipais – se levantam contra os cortes de verbas, o PL 5595/2020, as intervenções nas eleições de reitoria e pelo Fora Bolsonaro.

No encaminhamento do ANDES-SN, a mobilização também será por vacina, pão, saúde e educação; contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da Reforma Administrativa; e também pela revogação da Portaria do MEC 983/2020, que traz ataques aos professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Acompanhe as redes sociais da ADUSC e participe do Dia Nacional de Luta!