Na próxima quinta-feira (03), o Conselho Universitário (CONSU) da UESC pode aprovar uma Minuta de Resolução que autoriza o ensino híbrido. Esse formato, que permite uma combinação de aulas não presenciais e presenciais, irá expor a saúde e a vida de estudantes, professores e funcionários, em um momento em que os índices de contaminação pela Covid-19 vêm crescendo na região.

A análise da minuta foi colocada na pauta do CONSU para atender a um decreto do Governo do Estado, que tenta impor às UEBAs o retorno do ensino presencial, de forma atropelada, desrespeitando a autonomia universitária. Vale lembrar que a UESC aprovou o Trimestre Letivo Excepcional, em outubro, após um longo período de debates e consultas com a comunidade acadêmica. Agora, permitir qualquer atividade presencial, às pressas, fica no mínimo incoerente.

Nos últimos boletins epidemiológicos do próprio governo estadual e também das prefeituras, os números de casos, de mortes e de ocupação de leitos da Covid-19 estão em alta. Em Itabuna, a taxa de ocupação da UTI chegou a 100% em alguns dias. Em Ilhéus, o índice é de mais de 80%. A autorização do ensino híbrido neste cenário pode trazer consequências devastadoras para docentes e discentes.

Diante desse ato de irresponsabilidade, a ADUSC se manifesta em total repúdio ao retorno das aulas presenciais e convoca toda a categoria a se mobilizar e lutar contra essa atitude autoritária do governador Rui Costa, que mais uma vez age de maneira semelhante ao governo federal.

As UEBAs já vêm sofrendo com os cruéis cortes de verbas neste ano e, se não bastasse, agora veem o governo brincar com as vidas da população.

É preciso dizer não ao ensino híbrido! Economia se recupera, vidas perdidas não!