A Associação Mantenedora do Terreiro Ilê Axé Odé Omopondá Aladê Ijexá – AMATA, na pessoa de mãe Darabi, conhecida também como Alba Cristina, atriz e performer, convida a todos e todas para participarem de uma ação do Julho das Pretas. Já em sua 7ª edição no Estado da Bahia, em Ilhéus acontecerá no próximo sábado, dia 27, a partir das 15h, no Ginásio de Esporte do Banco da Vitória. Entrada franca.

O Julho das Pretas é uma estratégia de incidência política desenvolvida a partir de uma agenda conjunta e propositiva com movimentos de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Idealizado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

As mulheres negras do Sul da Bahia se conectaram com essa agenda e durante o mês de julho desenvolveram várias atividades nas escolas públicas, terreiros, coletivos e nas comunidades populares da região para juntas construímos os caminhos de liberdade contra o racismo, o sexismo, a violência policial, o feminicídio, o encarceramento em massa e as diversas formas de terrorismo do Estado.

Para fecharmos a nossa agenda local, nos reuniremos no Banco da Vitória em Ilhéus/BA, numa programação que reúne roda de conversa, cine-debate e intervenção cultural com arteativistas como Sil Caldeira, Mestra Lainha, Andressa Santos, Alba Cristina, Tereza e Telma Sá, Karen Oliveira, entre outras. O evento vai até as 21h30 e conta com o apoio da Associação dos Docentes da UESC (ADUSC) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Realização, AMATA.