A diretoria da ADUSC enviou nota aos associados na manhã desta segunda-feira (24) alertando a categoria quanto ao agravamento dos ataques as universidades e aos direitos docentes. Em nota, os representantes docentes ressaltam a importância da mobilização da categoria e reafirma a convocação de assembleia (acesse a convocação) que pautará a paralisação das atividades acadêmicas na próxima quinta-feira (27).

Confira a nota na íntegra:

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

Rui Costa prejudica funcionamento da UESC

Desde o início do segundo semestre letivo, em 6 de agosto de 2018, a comunidade acadêmica da UESC está sentindo o aprofundamento da crise orçamentária imposta pelo governo às universidades. Faltam materiais básicos para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e, ainda, para higiene básica e permanência no Campus. Após questionamento por parte da ADUSC, a reitoria informou que, desde 28 de Fevereiro deste ano, foi solicitado à Diretoria de Materiais da SAEB o suprimento de diversos materiais de almoxarifado, mas até o momento não houve resposta.

A reitoria da UESC também afirmou em ofício que o orçamento destinado à universidade pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não está sendo repassado integralmente, prejudicando o pagamento de bens e serviços já adquiridos. Como vemos, a situação é grave e coloca a universidade na condição de caloteira. Enquanto economiza nos serviços que são prestados a população baiana, o governo “Rui Corta” aperta a mão dos empresários. Até o momento já foram 8 bilhões de reais em impostos “perdoados”, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado.

A ADUSC, junto com o Fórum das ADs, tem se empenhado em denunciar esta situação. No dia 13 de setembro, uma reunião com os representantes dos servidores técnico- administrativos deu um importante passo rumo ao fortalecimento de lutas unitárias dos dois segmentos.

Precisamos continuar reagindo fortemente a essa situação. Não podemos nos    amedrontar nem recuar diante da política de precarização e desmonte das universidades estaduais, promovida pelo governo do Estado. Não há outro caminho senão a luta conjunta de toda comunidade acadêmica (estudantes, servidores administrativos, professores) em defesa da educação pública e dos direitos. Assembleias docentes, nas quatro universidades estaduais, estão sendo realizadas para discutir propostas de mobilização.

Em assembleia, docentes discutirão dia de luta e mobilização

A realização de um dia de luta e mobilização no dia 27 de setembro encaminhado pelo Fórum das ADs, será proposto e discutido em Assembleia da ADUSC, terça-feira, dia 25/09. A proposta é intensificar as ações contra o descaso do governador Rui Costa e sua equipe em dar respostas à pauta de reivindicações da categoria protocolada em dezembro de 2017. A diretoria da ADUSC convoca seus/suas associados/as e toda comunidade acadêmica a manifestar sua indignação, denunciar o sucateamento das instituições e cobrar soluções.