Na última quinta-feira (23), teve início o III Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCGEDS) do ANDES-SN, realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs – Seção Sindical do ANDES-SN), no município de São Cristovão (SE).

A atividade foi composta pelo V Seminário Nacional de Mulheres; IV Seminário de Diversidade Sexual e V Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas do Sindicato Nacional. O grupo de trabalho também integrou ao evento o I Seminário Nacional sobre Abolicionismos Penais, Poder Punitivo e Sistema de Justiça Criminal.

Representando a entidade no seminário estavam a vice -presidenta da ADUSC, Nane Albuquerque e o presidente Marcelo Lins que ressaltou:

“É importante participar de eventos assim para percebermos em que direção precisamos mudar a universidade a tornando mais democrática e inclusiva, sendo capaz de assegurar o acesso e a permanência de populações diversas ainda excluídas”.

Foto: ANDES-SN

Durante a sexta-feira (24) ocorreu o V Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas, com mesas que abordam a temática. Além disso, em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro) houve um ato público denunciando o feminicídio e defendendo os direitos das mulheres à vida. Ato de extrema relevância, principalmente, diante dos alarmantes dados divulgados recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) que alertam para o aumento dos casos de feminicídio e estupro no país no primeiro semestre desse ano, uma média de uma menina ou mulher sendo estuprada a cada 8 minutos e 4 mulheres vítimas de feminicídio por dia.

Entre os temas abordados no evento, também estavam as discussões sobre lutas anticapacitistas; cotas e racismo nas instituições; violência de gênero; dificuldades e direitos das populações LGBTQIAPNB+ nas universidades, entre outros. Os seminários cumpriram uma deliberação do 41º Congresso do ANDES-SN e sua programação foi concluída no domingo (26).