Na manhã desta quinta-feira (09), a Diretoria da ADUSC recebeu a visita da Chapa 1 “UESC In Altum: Desenvolvimento com autonomia e democracia”, candidata única nas Eleições para Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz 2024-2028. O encontro teve como propósito a apresentação do Programa de Gestão Universitária, entregue em mãos pelos candidatos Alessandro Fernandes de Santana (Reitor) e Maurício Santana Moreau (Vice-Reitor).

Para o Presidente da ADUSC Marcelo Lins, o diálogo entre administração superior e comunidade acadêmica é fundamental:

“A eleição é um momento propício não só para avaliar o que nós temos, mas também para pensar qual a universidade que queremos daqui para frente. No atual mandato da reitoria tivemos um fácil acesso para dialogar e desejamos que continue assim”, disse.

A Vice-Presidenta da ADUSC Nane Albuquerque também ressaltou a importância da coletividade:

“Reitor e Vice-Reitor não podem esquecer que são professores, que são membros da comunidade acadêmica. Estar na reitoria não pode os distanciar disso, pelo contrário, deve fortalecer uma atuação conjunta pelo bem da universidade”.

No programa de gestão, a chapa lista ações e pilares a serem pautados no mandato, como modelo democrático de governança, melhorias de infraestrutura, fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão, assistência estudantil e outros. Em sua maioria, itens constantemente debatidos pelo movimento docente.

A ADUSC junto à AFUSC e ao DCE Livre Carlos Marighella também organizam um documento para ser entregue à chapa. Na carta, constam as reivindicações das categorias e o convite aos candidatos para assumi-las como compromissos de mandato. As entidades, ainda, realizarão um debate com a chapa, marcado para o dia 22 de novembro de 2023, no Auditório Paulo Souto, em dois turnos: às 09h e às 19h.

Nos próximos dias, a Diretoria da ADUSC entrará em contato com associadas e associados para colher contribuições ao documento e perguntas para o debate. Acompanhe nossos canais de comunicação e participe.

A votação para escolha do Reitor e Vice-Reitor da UESC será no dia 28 de novembro.