Nesta semana, a ADUSC se reuniu com a Reitoria e com as entidades representativas de estudantes e servidores técnicos da UESC para discutir as medidas anunciadas pelo Governo da Bahia para a universidade. Através do seu site oficial, o governo informou que contratará 638 docentes e técnicos para as quatro universidades estaduais e que apresentará modificações no programa de bolsas Mais Futuro.

Realizada na segunda-feira (09), a reunião solicitada pela Reitoria tratou principalmente da contratação de pessoal. Segundo o reitor Alessandro Fernandes de Santana, a UESC receberá 51 professores(as), sendo 16 nomeados pelo último concurso, 30 em caráter temporário por seleção REDA e 5 visitantes (para pós-Graduação), além de 18 servidores(as) administrativos(as), sendo 16 técnicos(as) e 2 analistas.

Para a diretoria da ADUSC, a medida é resultado da pressão do movimento estudantil, técnico e docente, que vem expondo a crise de escassez de professores e servidores nos cursos e setores das universidades. Por exemplo, destacam-se a paralisação dos servidores técnicos no dia 19 de setembro, a mobilização de estudantes de Enfermagem na UESC, a greve estudantil na UEFS (leia aqui uma nota de apoio) e as paralisações aprovadas pelas Associações Docentes para os dias 18 de outubro e 21 de novembro.

No diálogo com a Reitoria, a diretoria da ADUSC pontuou que além das contratações emergenciais, é necessária uma ampliação do quadro de vagas. As universidades também precisam de maior valorização, orçamento, fortalecimento da política de permanência estudantil e retomada da sua autonomia administrativa.

A segunda reunião, com representantes do DCE Livre Carlos Marighella e da AFUSC, ocorreu na terça-feira (10). As entidades articularam uma mobilização conjunta para a próxima semana, para seguir cobrando ao governo que atenda as reivindicações das categorias. Estão previstas ações como panfletagem e carro de som no dia 17 e fechamento dos portões no dia da paralisação (18). Além dos(as) professores(as), os(as) estudantes também vão parar as atividades.

Por fim, ficou encaminhada a construção de uma pauta interna e externa dos três setores. O documento passará por plenárias das entidades e será enviado às chapas candidatas nas eleições deste ano para a reitoria da UESC.