Breve Histórico

O início da década de 90 foi marcado pela estadualização da Uesc ocorrida em dezembro de 91. Em 1992, após um período de paralisação das atividades na Uesc, um grupo de docentes resolveu lançar uma chapa para renovação da diretoria da APRUNI – Associação dos Professores Universitários de Ilhéus e Itabuna, entidade representativa da categoria na época. Dentro desse panorama, a diretoria eleita para a APRUNI tinha várias missões importantes a desempenhar, dentre as quais destacamos: retomar a organização docente na UESC; inserir a entidade no movimento docente estadual e nacional, e transformar a APRUNI numa seção sindical do ANDES/SN – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

Esse foi um período bastante proveitoso para a UESC, ocorrendo discussões acerca da CARTA CONSULTA e da tentativa de implementar a estadualização de fato na instituição, com a elaboração do regimento e estatuto universitários.

Aniversário

No último sábado, 26 de outubro de 2019, a Adusc (Associação dos Docentes da Uesc), completou 26 anos de vida, há 26 primaveras a instituição foi criada por meio de assembleia histórica, ocorrida nesse mesmo dia do ano de 1993.

Durante o breve período de sua existência, a Adusc tem se mostrado uma entidade combativa na defesa dos interesses dos docentes da UESC, bem como da universidade pública, gratuita e de qualidade, tendo participação efetiva em eventos ligados às lutas pelos direitos dos/as trabalhadores/as em geral.

Para celebrar os 26 anos de luta, a Adusc distribuirá lembrancinhas aos associados/as na sua sede e sorteará livros no seu perfil do Instagram a partir desta quarta-feira (30)

Junte-se a nós

O nosso objetivo geral sempre foi/é fortalecer a luta para reverter o intenso processo de mercantilização do conhecimento e seguir em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e livre de censura de qualquer natureza.

Se você é docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, filie-se e participe com a gente dessa luta!

As principais reivindicações da categoria atualmente são

  • Delimitação de no mínimo 7% da RLI para o orçamento anual, com revisão do percentual a cada dois anos;
  • Reposição integral da inflação 2015-2018, em única parcela, com índice igual ou superior ao IPCA;
  • Reajuste de 17,42% no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial;
  • Cumprimento dos direitos trabalhistas (a exemplo das promoções, progressões na carreira, adicional de insalubridade, mudança de regime de trabalho etc)
  • Ampliação e desvinculação de vaga/classe do quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das Universidade do Estado da Bahia.

Por que se sindicalizar-se?

A união da categoria fortalece o sindicato e dá eficácia às lutas dos associados/as. Sindicalizado o professor/a nunca está sozinho/a, porque juntos somos mais fortes.