Em assembleia nesta terça-feira (14), professoras e professores da UESC aprovaram a alteração da paralisação das atividades acadêmicas para o dia 30 de novembro de 2023. Antes marcada para o dia 21, a nova data contará com entrega da Pauta de Reivindicações da categoria 2024, em Salvador, e com uma mobilização na entrada do campus.

A paralisação é mais uma ação com objetivo de pressionar o Governo da Bahia a atender as necessidades das universidades estaduais. Em quase um ano do governo Jerônimo Rodrigues (PT), não houve avanço significativo nas negociações. As UEBA seguem com dificuldades orçamentárias, sem autonomia administrativa, sem uma política eficaz de permanência estudantil e com diversos direitos trabalhistas de docentes e servidores técnicos desrespeitados.

No dia 30, enquanto as atividades acadêmicas estarão paradas, representantes da ADUSB, ADUNEB, ADUFS E ADUSC vão a Salvador protocolar a Pauta de Reivindicações da categoria docente 2024. O documento foi elaborado pelo Fórum das ADS, em reunião no dia 11 de novembro, para ser debatido em assembleias nas quatro universidades estaduais.

Na assembleia da ADUSC, nesta terça, a plenária aprovou a pauta de reivindicações com sugestões de complementação em alguns pontos, como a inclusão de abertura de concurso público para professor(a) e o direcionamento de 1% da RLI para assistência e permanência estudantil. As contribuições serão avaliadas pelo Fórum das ADs.

Ainda nesta semana, as associações docentes da UEFS, UESB e UNEB realizarão assembleias para discutir a pauta de reivindicações e a paralisação do dia 30/11.