Em assembleia realizada pela ADUSC nesta segunda-feira (16), as e os professoras/es da UESC aprovaram a participação da categoria na Greve Geral do dia 18 de março, o 18M. A decisão, tomada por unanimidade, inclui a paralisação das atividades no dia 18 e uma mobilização virtual em defesa da educação, do emprego, dos direitos, do funcionalismo público e da democracia.
As centrais sindicais, como a CSP-Conlutas, haviam convocado a população para realizar atos do 18M em todo o Brasil. Porém, com a pandemia do Covid-19, as centrais se reunirão novamente ainda nesta segunda para avaliar as alternativas que evitem aglomerações:
“Transferir a mobilização das ruas para as redes sociais é a melhor decisão. Precisamos ser responsáveis e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Manteremos o movimento contra os ataques dos governos federal e estadual, com as ferramentas virtuais e com carro de som”, disse a professora Eliana Albuquerque, vice-presidente da ADUSC.

Sorteio: Mês da Mulher

Na assembleia desta segunda-feira também foi realizado o sorteio do Day Use no Hotel Aldeia da Praia, em comemoração ao Mês da Mulher. Entre as professoras presentes, a sorteada foi a Dra. Rozemere Cardoso, que cedeu gentilmente o prêmio para a professora Cida Aguiar pela sua reconhecida trajetória na vida sindical da ADUSC.

Assembleia Extraordinária

Após a primeira assembleia, a ADUSC realizou a segunda, em caráter extraordinário, com pauta única sobre alterações no regimento da associação. O presidente Arturo Samana explicou à plenária os critérios para que uma assembleia possa alterar o estatuto, como a porcentagem necessária de associados presentes e de votos favoráveis.
Para que o processo seja feito conforme o regimento, as e os docentes aprovaram a realização de uma nova assembleia, que será convocada após o início das aulas.