As aulas presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) retornaram nesta segunda-feira (14). O início do semestre 2022.1 foi marcado pela Aula Magna realizada durante a manhã no Centro de Arte e Cultura.

Com o tema “O papel da universidade na luta pela democracia brasileira: desafios internos e externos”, o evento contou com a conferência do professor Roberto Leher (UFRJ), pesquisador da área de políticas públicas em educação.

“O ano de 2022 vai marcar profundamente a história das universidades brasileiras. Vivemos um desmonte da ciência e da educação pública, e isso exige uma visão estratégica das universidades. O retorno presencial, obviamente com todos os cuidados necessários, será importante para pensar uma transição que livre o nosso país das iniciativas fascistas”, pontuou o docente, que também atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação – Colemarx, é pesquisador do CNPq, colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes e foi presidente do ANDES-SN na gestão 2000-2002.

Presidente da ADUSC, o professor Arturo Samana participou da aula inaugural, compondo a mesa ao lado de membros da administração superior e dos representantes técnico e discente:

“Estamos retornando após dois anos, apesar que a UESC não parou em nenhum momento. O ensino remoto deu luz à precarização da nossa universidade, que vem sofrendo recorrentes ataques do governo estadual. Não estamos voltando ao presencial nas melhores condições, por isso, precisamos estar atentos para respeitar as regras sanitárias. Queremos o retorno seguro e vamos cobrar por isso”, disse.

Representando os estudantes, o membro do DCE Vinícius Kaiowá fez uma importante fala ao lembrar do programa Mais Futuro. Até o momento, o governo estadual não lançou edital para a seleção de discentes, que dependem das bolsas para permanecer na universidade.

Por fim, o presidente da AFUSC Rafael Bertoldo destacou o esforço dos servidores técnicos administrativos durante o período de trabalho remoto.