Uma pesquisa realizada pela Rede de Observatórios da Segurança revelou que a Bahia é o segundo estado do Brasil que mais mata em operações policiais. De acordo com os dados, das 1.105 ações da polícia baiana monitoradas, 262 resultaram em mortes.

O número é menor apenas ao registrado no Rio de Janeiro, que somou 483 vítimas em 2.772 operações. Até o estado de São Paulo, bem mais populoso e com mais ocorrências (2.210), contabilizou 213 vítimas fatais.

“Isso é resultado de uma política de segurança pública desastrosa, orquestrada pelo governo do estado da Bahia, que lembra a época dos capitães do mato, embora mais de 80% de nossa população seja autodeclarada negra, parda ou indígena. É preciso repensar essas políticas e acabar com o genocídio”, pontua a professora Eliana Albuquerque, vice-presidente da ADUSC.

A publicação faz parte do projeto “Racismo, motor da violência”, que analisou os eventos relacionados à segurança pública em cinco estados brasileiros (Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), entre junho de 2019 e maio de 2020. Os dados foram reunidos através do acompanhamento das notícias na imprensa e nas redes sociais.

Além do levantamento das vítimas em operações policiais, a pesquisa trouxe outros dados alarmantes. No período do monitoramento, foram registradas 101 chacinas (eventos em que três ou mais pessoas são mortas na mesma ocasião). Rio de Janeiro, com 23, Salvador, 17, e Fortaleza, 7, foram as cidades com mais ocorrências desse tipo.

Entre todos os eventos monitorados, estão casos de feminicídio, racismo, violência contra crianças, contra LGBTI+ e outros. Clique aqui para conferir o relatório completo.