As 11 Centrais Sindicais, de forma unitária, fazem o Dia Nacional de Luta pela Vida e Emprego em todo o Brasil, na sexta-feira, 7 de agosto, no momento em que o país se aproxima da marca de 100 mil mortes por Covid-19.

Na Praça da Sé, às 12h, acontece o ato nacional, puxado pelas centrais, e uma ação ecumênica em homenagem aos brasileiros que perderam a vida nesta pandemia.

Nos 26 Estados e no DF, os sindicatos e estaduais das centrais realizarão ações, homenagens e protestos. Nos locais de trabalho, haverá paralisação de 100 minutos.

O 7 de agosto é alerta e denúncia das Centrais de que o Brasil deve chegar a 100 mil mortes em consequência da política desastrosa e negacionista do governo genocida de Bolsonaro. Por isso, defendem Fora Bolsonaro.

A programação das ações do 7 de Agosto em todo o País será divulgada nos sites e redes sociais das centrais, das suas estaduais e seus sindicatos. Serão respeitados todos os protocolos sanitários durante as manifestações.  Novamente, a proposta é que sejam realizadas assembleias e mobilizações nas mais diversas categorias de trabalhadores em seus locais de trabalho ainda pela manhã e protestos e atos simbólicos ao longo do dia. Serão usadas as hashtags #7deagostolutapelavida #ForaBolsonaro. A CSP-Conlutas incluirá a #ForaBolsonaroEMourão.

Situação trágica

O Brasil se aproxima da trágica marca de 100 mil mortos pela Covid-19 e diante deste cenário assustador a postura do governo Bolsonaro e Mourão segue criminosa. Sob o comando interino do general do Exército Eduardo Pazuello, o Ministério da Saúde vem tendo uma atuação desastrosa e insuficiente. Menos de um terço do dinheiro disponível para o combate à pandemia foram investidos.

Ao mesmo tempo outra tragédia se abate sobre a classe trabalhadora e os mais pobres: sem haver um combate efetivo à pandemia, a crise econômica se agrava.

O desemprego é alarmante. De cada 10 trabalhadores em idade ativa (em condições de trabalhar), cinco estão fora do mercado de trabalho. Quem consegue trabalho, enfrenta condições cada vez mais precárias, a informalidade e as medidas provisórias de Bolsonaro que estão destruindo os direitos trabalhistas.

Os ataques ao meio ambiente, aos povos indígenas, aos quilombolas, à população pobre e negra que sofrem um genocídio nas periferias, favelas e ocupações, aos negros e negras, mulheres e LGBTs, também são outros crimes deste governo de ultradireita.

Fora Bolsonaro e Mourão, já!

A CSP-Conlutas novamente empenhará todos os esforços para a organização deste dia de luta, assim como fizemos no dia 10 de julho. Seguimos cobrando dos governos que decretem uma Quarentena Geral por 30 dias com renda digna para todos os trabalhadores, suspensão da dívida pública e Fora Bolsonaro e Mourão.

São Paulo (SP)

De manhã cedo: atos e paralisação nas fábricas, estações de metrô e diversos locais trabalho.

Haverá ato do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), às 9h, no Hospital Universitário da USP.

A CSP-Conlutas fará um ato simbólico, na praça João Mendes, às 10h, com cruzes e cartazes em memória aos mortes pela Covid-19.

Na Praça da Sé, às 12h, ato nacional, organizado pelas centrais, e uma ação ecumênica em homenagem aos brasileiros que perderam a vida nesta pandemia.

No quarteirão da saúde, às 16h, concentração  na rua Teodoro Sampaio, 483, em Pinheiros. Ir de preto.

Campinas 

Em Campinas (SP), haverá atividades em fábricas da região, com adesão em várias categorias. Um ato simbólico será realizado, com 100 minutos de silêncio em memória às 100 mil mortes. Ao final da tarde, às 17h30, haverá ato no Largo do Rosário, com velas e cruzes representando os mortos pela Covid-19. Haverá transmissão ao vivo do ato pelas redes sociais.

Vale do Paraíba 

No Vale do Paraíba (SP), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos  e região realizará assembleias com os trabalhadores nas fábricas e haverá um ato unificado do Fórum de Lutas em frente à prefeitura para denunciar os ataques do governo Bolsonaro e do prefeito Felício Ramuth (PSDB).

Osasco 

Protesto no Largo Estação, às 12h30, logo após Carreata.

Carapicuíba 

Carreata com concentração no Parque da Aldeia, às 14h.

Litoral Norte

Terminal Almirante Barroso (TEBAR – Petrobras), às 6h30.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio de Janeiro (RJ), as centrais farão ato  simbólico em virtude das 100 mil mortes no dia 7 de agosto em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Monumento dos Pracinhas, às 16h.

Os petroleiros do Sindpetro-RJ estão preparando assembleias, o objetivo é promover atrasos de 100 minutos nas entradas das refinarias e terminais, contra a privatização, em defesa da vida, dos empregos e direitos.

Além disso, haverá uma live, a partir das 6h30, em que serão convocados os trabalhadores do teletrabalho para participar. Haverá ainda entradas ao vivo das atividades dos petroleiros e demais categorias.

Minas Gerais 

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte ocorrerá uma live preparatória, nesta quarta-feira (5),  às 19h, para as ações do Dia de Luta. A plenária é organizada pelas Centrais Sindicais.

São João Del Rey

A CSP-Conlutas está organizando em São João del – Rei (MG) atividades em fábricas do setor metalúrgico. Em Congonhas (MG), haverá ato unificado na Praça Central,  às 10h . Em Itajubá, no Sul de MG, haverá atividade nas fábricas e o mesmo ocorre em Pirapora, no Norte do estado.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre (RS), haverá um ato simbólico no dia 7, às 11h, no Largo do Glênio Peres.

Além disso, está sendo organizada uma plenária dos educadores, com os núcleos do CPERS que compõem a CSP-Conlutas.

Recife (PE)

Praça do Derby, às 14h.

Aracaju  (SE)

Praça General Valadão, às 8h.

Natal (RN)

Midway Mall, às 16h

Maranhão

Em São Luís (MA), a Frente das Centrais Sindicais, composta pelas sete centrais sindicais que possuem representação no Estado (CTB, CUT, CSP-Conlutas, CSB, Força Sindical, UGT e Nova Central) lançarão a campanha de doação de sangue no Dia de Luto e Luta. Essa ação se estenderá por um mês e terá como mote “Eu doo sangue! Eu defendo a vida! Eu sou fora Bolsonaro!”. A campanha será lançada em ato que acontecerá na sexta-feira (7), partir das 9h, em frente ao Hemomar, na Rua 5 de Janeiro, S/N, no bairro Jordoa, em São Luís (MA). Além disso, estão previstas paralisações e a instalação de 20 outdoors com a campanha do Fora Bolsonaro.

Amapá 

Em Macapá (AP), nesta quarta-feira (5), às 19h, como parte das ações preparatórias para o dia 7, haverá uma plenária popular. A plenária será por meio de live, e é organizada pelas Centrais CSP-Conlutas, CUT, UGT e CTB, além de sindicatos, pastoral e movimentos populares do Amapá.

Via: CSP-Conlutas.