Em eleição histórica, a Universidade do Estado da Bahia tem cinco mulheres na disputa pela gestão da instituição. As chapas, que estão em plena campanha e concorrem aos cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2022-2025, são compostas por Adriana dos Santos Marmori Lima e Dayse Lago de Miranda; Marcelo Duarte Dantas de Ávila e Sofia Silva de Souza; e Carla Liane Nascimento Santos e Amélia Tereza Santa Rosa Maraux.

Pela primeira vez, um processo eleitoral para a Reitoria da UNEB apresenta 80% de candidaturas femininas. Atualmente, nenhuma das universidades estaduais da Bahias (UEBAs) possui reitoras e apenas um delas têm uma vice-reitora à frente das instituições. Entre as dez instituições públicas de Ensino Superior da Bahia, apenas dois institutos federais têm mulheres em ocupando o cargo. 

Em um contexto historicamente ocupado majoritariamente por homens, como é a universidade pública, ter cinco mulheres concorrendo aos mais altos cargos da gestão dessa universidade é uma demonstração do resultado da luta pela igualdade de gênero e pela valorização do trabalho e da competência do corpo docente feminino unebiano, que hoje ocupa seis entre as nove pró-reitorias da UNEB e 18 cargos de direção de departamentos. 

Preocupada com as posturas frente às candidaturas dessas mulheres, em virtude de experiências negativas com mulheres que ocupam espaços institucionais de poder, a ADUNEB está atenta ao comportamento da comunidade acadêmica, que deverá zelar pelo respeito a essas mulheres e por suas contribuições para a universidade, independente das preferências e escolhas. Desejamos a todas e todos uma campanha idônea e séria, calcada no debate de ideias e no reconhecimento da história de luta de cada candidata e candidato!

Via: ADUNEB.