Vivemos o agravamento da crise sanitária no nosso país e no mundo diante de uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus, com o surgimento de uma cepa mutante com poder muito maior de contaminação, o que já vem implicando no aumento desenfreado do número de infectados e de mortos.

O Brasil, que soma quase 10 milhões de infectados e se aproxima dos 250 mil mortos, se depara com a inexistência de vacinação (única alternativa para se combater eficientemente a pandemia) e de medidas de isolamento social e proteção, como o uso de máscaras e álcool em gel, devido à política negacionista e genocida do Bolsonaro e seus cúmplices nos governos estaduais.

Toda essa crise sanitária se retroalimenta da violenta crise econômica, com milhões de desempregados e no subemprego, com nossa classe sem renda para sobreviver. Enquanto o número de pobres aumenta, ficando mais miseráveis, os ricos, patrões e banqueiros, ficam cada vez mais ricos. Em plena pandemia o capitalismo mostra sua face cruel, em que uns poucos enriquecem às custas do empobrecimento da maioria, que assiste indignada o aumento da desigualdade social.

Situação que se agrava diante do corte do auxílio emergencial e com o aprofundamento da precarização das condições de trabalho com aumento da informalidade, consequências direta da reforma trabalhista de 2017; ataque aos salários e aposentadorias do setor público e privado.

Mas os trabalhadores e o povo resistem e lutam. As Centrais Sindicais (dentre elas a CSP-Conlutas), as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, os partidos de oposição ao Governo Bolsonaro, entidades do funcionalismo público na luta contra a reforma administrativa e as privatizações, representantes de diversas matrizes religiosas e advogados decidiram por um forte calendário de mobilização e luta, no qual nossa Central deve se engajar com todas as suas forças. Confira:

CALENDÁRIO:

18/2 – Todo apoio à greve dos petroleiros da Bahia
Diante da possibilidade concreta de greve dos petroleiros em 18/02, nossa tarefa é se jogar com tudo no apoio e na mobilização em defesa das suas reivindicações contra a privatização e contra o absurdo aumento do preço dos combustíveis.

18/2 – Coalizão Negra por Direitos para a organização do ATO NACIONAL POR COMIDA E VACINA – Atividades em frente às Assembleias Legislativas e Câmaras nos Estados

20 e 21/2 – Dia Nacional de Carreatas e Mobilização pelo Fora Bolsonaro
Desenvolver atividades de convocação das carreatas nos bairros se utilizando de carros de som.
Organizar uma participação em bloco da CSP-Conlutas nas carreatas unitárias, estimulando o uso de camisetas da Central, utilizando faixas e bandeiras para agitação e também coladas nos carros.

3/3 – Dia nacional das bandeiras de luta (com faixaços), incorporando com peso a luta em defesa dos serviços públicos e contra a reforma administrativa.

8/3 – Dia Internacional de Luta das Mulheres
A CSP-Conlutas deve nacionalmente participar ativamente da organização e dos atos / manifestações (que serão virtuais e presenciais, observando sempre as orientações de proteção sanitária e isolamento social). Para preparar nossa intervenção teremos ainda a reunião do setorial de mulheres e a Reunião da Coordenação em 5 e 6 de março.

24/3 – Dia Nacional de alerta em defesa da educação escolar básica, pública e estatal.
Momento importante da semana de mobilização da educação

Vacinação Já para todos!

Volta do Auxílio Emergencial!

Em defesa dos salários e do emprego!

Fora Bolsonaro e Mourão!