Foto: Ascom Adusc

O tema central da Assembleia Ordinária da Adusc dessa terça-feira, 19 de novembro, foi a discussão e avaliação da proposta do Governo com relação à concessão da Dedicação Exclusiva (DE) dos docentes da Uesc e demais universidades estaduais da Bahia.

Conforme noticiado nos diversos meios de comunicação do Movimento Docente, na última mesa de negociação, 07 de novembro, representantes do Governo do Estado apresentaram uma proposta que sugeriu a renúncia da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em defesa do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior por parte dos Sindicatos, foi então que surgiu a necessidade de discutir e deliberar sobre tal proposta na Assembleia Ordinária de hoje.

Da mesma forma que surpreendeu os representantes docentes na última mesa de negociação, o anúncio da proposta em questão na Assembleia provocou indignação entre os professores presentes e, após intenso debate, a negação unânime da mesma.

Além dos informes, ao fim da Assembleia, definiu-se como encaminhamento uma reunião entre os/as professores/as interessados/as e o Jurídico da Adusc. Um encontro no turno da manhã, no próximo dia 28 deste mês, para que o Sindicato possa dar apoio jurídico aos docentes que queiram entrar com uma ação contra o Governo.