O Fórum das ADs, que agrega as seções sindicais dos (as) professores (as) das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), indica para o mês de Abril rodadas de assembleias para pautar paralisação unificada. O motivo da radicalização é a inflexibilidade do governo Rui Costa (PT) para o diálogo com a mesa de negociação interrompida há mais de 800 dias. Também, a luta por reajuste salarial acima de 4% e defesa do Estatuto do Magistério Superior.

“Estamos em uma luta pela reabertura de diálogo com um governo que se mostrou duro e autoritário com a nossa categoria. A mesa de negociação permanente foi um acordo de greve quebrado pelo governo. Vai ser muito importante as rodadas de assembleia para que a categoria avalie o cenário e que a gente construa um grande dia de luta unificado com professores e professoras das quatro universidades estaduais. Esse é o momento de nos unirmos e organizar a nossa luta”, reforçou Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs. As assembleias ocorrerão entre os dias 11 e 13 de abril, com horário, dia e formato a ser definido e divulgado posteriormente em cada Associação Docente. Além de indicar a construção de um dia de luta unificado com paralisação, os (as) dirigentes sindicais também tiraram um calendário de mobilização que inclui novas ações da campanha salarial.

Enquanto intensifica a luta na categoria, o Fórum das ADs segue tentando diálogo com interlocutores do governo. Fruto das reuniões conquistadas pela luta do movimento docente nas últimas semanas e após sucessivas cobranças da coordenação do Fórum, na sexta-feira (18), Marcius de Almeida Gomes, Coordenador Executivo dos Programas e Projetos da SEC, apresentou por contato telefônico uma devolutiva parcial do governo. Segundo o representante da SEC, o governo está discutindo a pauta dos (as) professores (as) e ainda essa semana agendará uma reunião de reabertura da mesa. Até então a reunião não foi marcada, portanto, a categoria encontra-se na expectativa. O Fórum das ADs continuará produzindo ações para que o diálogo seja restabelecido o mais rápido possível.

Via: Fórum das ADs.