Devido aos incêndios florestais, o Governo da Bahia decretou situação de emergência em 73 municípios. Metade dessas cidades já foram atingidas pelo fogo, que ameaça não só a vegetação, como casas e roças de pequenos produtores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região mais preocupante é a de Mucugê, onde as chamas são mais intensas. Outras áreas em alerta são a Chapada Diamantina, Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico.

Como ocorreu em outras regiões do Brasil, a suspeita é de que o incêndio seja proposital e criminoso:

“Não temos incêndios espontâneos na Bahia. Como regra, eles são causados pela mão humana por diversas razões, desde a coivara a queima de lixo no quintal de uma casa”, explica o Coronel Francisco Telles.

A atuação dos brigadistas e a chuva ajudaram a controlar o fogo no último domingo (11), assim como seis aviões air tractor, enviados pelo governo estadual. Porém, o trabalho de monitoramento ainda segue, por conta da presença de pequenos focos. Para ajudar nesse combate, a Associação Comercial e Turística de Mucugê (ACTM) está recebendo doações através de conta bancária. Colabore com qualquer valor:

Banco do Brasil
Agência 1100-2
Conta corrente 20246-0
Associação Comercial e Turística de Mucugê
CNPJ 27.181.996/0001-35

Para se voluntariar ou obter mais informações, entre em contato com a ACTM pelo telefone (75) 98126-7081.