Neste domingo (7), aconteceram por todo o país novos protestos apoiados pela CSP-Conlutas, como urgente expressão da luta contra o governo Bolsonaro e Mourão diante da pandemia, e o descaso desse governo genocida que ataca e sufoca a classe trabalhadora no país. Assim, como a exigência de 30 dias de quarentena com renda digna para todos(as).

Para além das fronteiras, essas manifestações no Brasil representam parte de um grito universal, que tem ecoado pelo mundo inteiro, pelo fim desse sistema que mata e explora a população mais pobre e vulnerável, os setores mais oprimidos.

Neste dia de luta tomamos as ruas para combater a dura combinação de negacionismo à pandemia e exaltação da defesa de uma volta ao regime ditatorial.

Os atos tiveram início logo pela manhã no Distrito Federal e em estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em São Carlos (SP), uma ordem judicial e Polícia Militar impediram o ato, assim como em Belém do Pará, local em que manifestantes foram detidos. Na parte da tarde, os atos do Rio de Janeiro e São Paulo chamaram a atenção em torno dessa luta.

CSP-Conlutas, entidades e movimentos filiados presentes!

Confira a cobertura parcial deste dia de luta no Brasil:

#Democracia #ProtestosnoBrasil #ForaBolsonaroeMourao #JusticeForGeorgeFloyd #BlackLivesMatter #VidasNegrasImportam #QuemMandouMatarMarielle #JustiçaParaJoaoPedro

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Joinville (SC), também foi realizado ato contra Bolsonaro e Mourão e em defesa das vidas negras. Atos também ocorreram em Florianópolis e Criciúma. (Confira as imagens de Criciúma mais abaixo em nossa cobertura)

ATOS POR DEMOCRACIA | O Rio de Janeiro também realiza na tarde deste domingo (7) atos por liberdades democráticas, contra o governo de ultradireita de Bolsonaro-Mourão e pelo fim do genocídio do povo pobre e negro.

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Campinas (SP), manifestantes também tomaram as ruas da região central neste dia de mobilizações pelo país. Nas faixas, protestos contra o fascismo e o governo de Bolsonaro e Mourão.

ATOS POR DEMOCRACIA | Altino Prazeres, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, esteve presente também no ato de hoje realizado em São Paulo. O dirigente falou da importância de garantia de renda para a população e principalmente para os desempregados.

ATOS POR DEMOCRACIA | Atnágoras Lopes, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, fala sobre esse dia de mobilização para exigir condições para uma quarentena geral, em defesa da vida. Ele lembra ainda as vítimas do racismo no RJ e em PE.

Basta de ameaça desse governo que exalta a ditadura e ataca os direitos dos trabalhadores.

ATOS POR DEMOCRACIA | Irene Maestro, do Movimento Luta Popular, destaca que no Brasil, embora o governo Bolsonaro queira esconder, morre por covid-19 1 pessoa por minuto. É preciso tirar do governo Bolsonaro e Mourão porque com eles nossas vidas estão em risco. Sabemos que quem morre vítima de balas da polícia, adoecidos por coronavírus ou de fome são os pobres!

ATOS POR DEMOCRACIA | Em São Paulo, no ato realizado no Largo da Batata, a CSP-Conlutas, entidades e movimentos populares filiados estiveram presentes. Confira um trecho de registro ao vivo realizado durante o protesto:

ATOS POR DEMOCRACIA | Marielle também foi lembrada no ato de hoje em SP. Os movimentos questionam quantos negros mais terão de morrer até que a justiça seja feita? Pelo fim do genocídio!

ATOS POR DEMOCRACIA | Enquanto o ato em SP, com concentração no Largo da Batata, é cercado com ostensivo aparato policial, os manifestantes dão a palavra de ordem: não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da polícia militar.

ATOS POR DEMOCRACIA | Atnágoras Lopes, da Secretaria Executiva Nacional da Central, e Irene Maestro, do Movimento Luta Popular, falam durante o ato em SP pelas liberdades democráticas. Fora Bolsonaro e Mourão!

ATOS POR DEMOCRACIA | Em SP, concentração para o ato em defesa dos direitos democráticos em São Paulo. A manifestação está prevista para começar daqui a pouco. CSP-Conlutas presente defendendo fora Bolsonaro e Mourão!
A luta contra o racismo também é defendida. Vidas Negras Importam!

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Belo Horizonte, movimentos negro e antifascista fazem caminhada pela região central.
CSP-Conlutas e Movimento Quilombo Raça e Classe presentes!

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Belo Horizonte, manifestantes ocupam neste momento a Avenida Afonso Pena. Grupos antifascistas e do movimento negro dão o tom do protesto.

Movimentos negro e antifascista iniciam caminhada pela Avenida Afonso Pena.
CSP-Conlutas e Movimento Quilombo Raça e Classe presentes!

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Criciúma (SC), movimento da juventude faz ato neste dia de luta por democracia e contra o fascismo.

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Criciúma, o ato ainda segue forte, com muitas faixas de protesto contra o genocídio do povo negro e de apoio às lutas contra o fascismo e o racismo no Brasil e nos EUA.

ATOS POR DEMOCRACIA | No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, Alexandre Nunes, do Movimento Quilombo Raça e Classe, fala durante o ato por liberdades democráticas e contra o racismo e genocídio do povo negro:

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Belém do Pará, logo no início do ato, o aparato policial esteve forte nas ruas e o protesto foi reprimido. Muitos não conseguiram chegar ao local porque a polícia estava intimidando a todos e mandando voltar. Outros foram detidos e levados pra delegacia. Aqueles que chegaram na praça já estão sendo dispersado também.

ATOS POR DEMOCRACIA | Em Belém do Pará houve repressão policial e manifestantes foram presos.

ATOS POR DEMOCRACIA | No ato de Brasília, neste dia de luta em Defesa da Democracia e contra o fascismo, representantes da Fenasps e do Movimento de Resistência Popular participam da manifestação, que segue em marcha pela Esplanada.

Via: CSP-Conlutas.