Chega a ser assustador a incompetência e o descaso do governo Bolsonaro com a vida dos brasileiros. Virou notícia nesta terça-feira (8), que o Ministério da Saúde deixou vencer o contrato da empresa que realizava exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a pessoas com HIV, Aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais.

A determinação de suspender o serviço no SUS consta de uma nota informativa do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, divulgada no último dia 2 de dezembro, e assinado pela diretora substituta do órgão, Angélica Espinosa Barbosa Miranda.

O governo alega que a interrupção nos exames ocorreu em razão do término do contrato para prestação de serviços, que não foi renovado a tempo. Os exames eram realizados desde 2015 pela empresa Centro de Genomas, cujo contrato venceu em novembro deste ano.

Segundo o Estadão, um mês antes do término do contrato, um pregão eletrônico para a contratação do serviço foi concluído sem a escolha de uma nova prestadora porque a empresa ganhadora não enviou toda a documentação exigida, segundo o Ministério da Saúde.

A nota informativa ainda diz que as coletas estão temporariamente suspensas, com expectativa de retomada dos serviços a partir de janeiro de 2021.

No caso de pacientes vivendo com HIV/Aids, os exames de genotipagem serão coletados e processados apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes. Já os pacientes fora deste grupo que necessitem de troca urgente de terapias serão discutidos individualmente com as câmaras técnicas de cada região. A nota informativa não trouxe alternativas para os pacientes com hepatite C.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil pessoas que vivem com HIV estão em tratamento no Brasil.

Informações: Estadão e Correio Braziliense

Via: CSP-Conlutas.