A Diretoria da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC vem a público manifestar solidariedade à paralisação das atividades dos(as) servidores(as) técnicos(as) administrativos(as) das Universidades Estaduais da Bahia, nesta terça-feira, dia 19 de setembro de 2023.

Na UESC, a mobilização protagonizada pela AFUSC está sendo realizada na guarita do campus, desde o início da manhã, com faixas, panfletagem e carro de som.

Embora recebido pelo Governo da Bahia para dialogar, o Fórum de Técnicos das UEBA protesta que não há avanço nas negociações. A paralisação deste dia 19 reivindica: alteração no decreto para Progressão 2023; 40 horas para analistas universitários; gratificação por produção técnico-científica; mais uma classe para os auxiliares administrativos; abono ou aumento salarial para os Na’s; e aumento do Auxílio Alimentação.

Solidária à luta, a ADUSC destaca que a manifestação dos(as) servidores(as) técnicos(as) não é um fato isolado. Vem de um conjunto de ações que não só servidores(as), mas também professores(as) e estudantes estão fazendo no sentido de terem suas pautas recebidas e atendidas pelo governo do estado. O governador Jerônimo Rodrigues, apesar de ser um professor oriundo de uma universidade estadual, se recusa a olhar para as UEBA.

Dessa forma, é necessário o fortalecimento do Fórum das 12, que reúne as entidades representativas de docentes, estudantes e técnicos das universidades estaduais da Bahia, para construir o único caminho possível nesse momento, que é o da mobilização, da luta e da denúncia.

Ilhéus-BA, 19 de setembro de 2023

Diretoria da ADUSC