Prestamos a nossa solidariedade e irrestrito apoio à Associação de Docentes da UNEB (ADUNEB), que está sendo vítima de perseguições e processos judiciais por ter denunciado o assassinato de pessoas de comunidades ciganas em Vitória da Conquista, em nosso Estado.

Os assassinatos contra este povo tradicional, até aqui apontando-se como suspeitos os efetivos da PM da Bahia, não podem ficar sem a devida investigação e julgamento pelas autoridades competentes.

Para além disso, a Polícia Militar da Bahia precisa entender que o seu papel institucional é a proteção da vida e o seu primeiro dever é a defesa da população. Se algum dos seus componentes fere estes princípios eles precisam ser punidos no rigor da lei. Mas, ao contrário, o que se tem visto até aqui é a ação do Estado em punir quem os denuncia.

Assim, a Diretoria da ADUSC manifesta o total apoio à ADUNEB e reafirma o compromisso de lutar contra as perseguições e ameaças à liberdade de expressão em nome da vida do povo, especialmente os mais vulneráveis em nossa sociedade.

Todo apoio à ADUNEB!

Ilhéus, 04 de outubro de 2021.

Diretoria da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC.