A Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC vem a público expressar sua indignação e repúdio à atitude caluniosa e difamatória do Prefeito do Município de Uruçuca-BA, Moacyr Leite Júnior (União Brasil), contra o Professor José Adolfo de Almeida Neto, do Departamento de Ciências Agrárias da UESC.

As ofensas ocorreram na tarde do último domingo (30), dentro da 96ª Seção da 198ª Zona Eleitoral, localizada no distrito de Serra Grande, onde o docente atuava como fiscal.

Na ocasião, o prefeito insultou o professor com xingamentos como “sem-vergonha”, “ladrão” e “vagabundo”, além de acusar toda a categoria docente da UESC de “doutrinar estudantes a votarem em um candidato ladrão”.

Vale ressaltar que o prefeito estava acompanhado de vários assessores, incluindo a vereadora Magnólia e o vice-prefeito Dinho Argôlo, todos em trajes com nome, número e cores do seu candidato, sendo que nenhum deles é eleitor daquela seção.

Desconhece-se o motivo da fúria que tomou o prefeito, considerando que o Professor José Adolfo exercia pacificamente sua função de fiscal, sem nenhum atrito com qualquer dos presentes, incluindo as coordenadoras do TRE, mesários e presidentes de mesas, bem como colaboradores e delegados.

Prestamos aqui nossa solidariedade ao docente e reiteramos nossa indignação à postura repugnante do Prefeito Moacyr Leite Júnior, que demonstra uma política de ódio e intolerância à divergência de pensamentos, além de abuso de poder.

As professoras e os professores da UESC exigem respeito!

Ilhéus-BA, 01 de Novembro de 2022

Diretoria da ADUSC