A Diretoria da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC vem a público expressar solidariedade às mulheres coordenadoras da ADUNEB, que foram vítimas de um ataque machista e misógino em reunião virtual no último dia 17 de maio.

A atividade tinha como pauta discutir o pagamento de passagens intermunicipais para a categoria docente da universidade, mas foi interrompida por um professor aposentado, desfiliado da ADUNEB, que agrediu as mulheres que compõem as últimas duas gestões da seção sindical, com calúnias, gritos e desrespeito.

“A violência em questão trata-se de um episódio que se origina da inconformidade em relação ao fato de essas mulheres estarem em um espaço historicamente masculino, o sindical. Através da agressão verbal e psicológica, o professor buscou humilhar, desconstruir moralmente esse grupo de mulheres. Mesmo não utilizando a força física, a violência simbólica realizada é também cruel. Ainda que mais sutil, não é menos devastadora”, ressalta um trecho da nota da ADUNEB.

A Diretoria da ADUSC repudia veementemente a atitude misógina do professor, presta solidariedade às colegas da ADUNEB e reforça seu posicionamento pelo combate ao machismo e toda política de ódio.

Machistas não passarão!