Garantindo o direito à promoção na carreira de 900 docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o Projeto de Lei (PL) 23.392/2019 foi aprovado na sessão desta quarta-feira (7) na Assembleia Legislativa. O PL é um dos itens do termo de acordo entre o movimento docente e o governo, após os 65 dias de greve nos últimos meses (saiba mais). Professores estiveram presentes na votação para acompanhar a conquista da categoria.

A votação da matéria ocorreu na presença de 57 parlamentares, atendendo ao quórum mínimo da casa. Um acordo, com assinatura de dispensa de formalidade pelas lideranças da maioria e da minoria, permitiu que a apreciação do projeto ocorresse nesta quarta (7). A previsão de votação inicial era na terça-feira (6), contudo, por ausência dos deputados, a sessão foi adiada.

A relatora em plenário para a votação da sentença foi a deputada Fabíola Mansur (PSB), que destacou a matéria como fruto de negociações realizadas com o Fórum das ADs e o governo. Os deputados Hilton Coelho (PSOL) e Olívia Santana (PCdoB) também se pronunciaram em defesa do pleito da categoria. O projeto foi aprovado por unanimidade. O texto apresenta um novo quantitativo de cargos por classe de professor nas quatro universidades baianas – a Uefs, Uesb, Uesc e Uneb. As 378 alterações permitirão remanejamentos de até 900 promoções e progressões nas instituições.

André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs, esteve presente na sessão e destacou que “Esse PL é produto da conquista da greve e dos professores mobilizados. Agora é preciso que as promoções sejam implementadas em caráter imediato. É muito importante também ver a categoria presente nas galerias, pressionando o poder legislativo e executivo para aprovação da medida. Levaremos essa força e mobilização para a mesa de negociação para obter outras conquistas do Governo do Estado”.

Confira o informe de André Uzêda à categoria na íntegra.

A mesa de negociação permanente entre o governo Rui Costa e o Fórum das ADs, conquistada na greve, está atualmente em curso com um calendário de discussões. O próximo encontro ocorrerá dia 15 de agosto com a discussão sobre implementação do Regime de Dedicação Exclusiva (DE) para os professores.