Estudantes e trabalhadores da educação impulsionam o Brasil em mais uma greve nacional nos dias 2 e 3 de outubro. Professoras e professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) paralisarão suas atividades na quarta-feira (02). Na quinta-feira (03), um café da manhã, seguido de uma roda de conversa, dará continuidade às atividades de denúncia contra os ataques de Bolsonaro e Rui Costa.

Já são mais de R$ 6 bilhões em cortes no orçamento do Ministério da Educação só este ano, causando enormes danos à educação pública. O corte de cerca 11,8 mil bolsas de pesquisa e o lançamento do programa Future-se, que pretende privatizar a educação, também são parte do projeto nefasto de Bolsonaro. Na Bahia, o repasse orçamentário para as universidades estaduais vem sendo contingenciado, os direitos trabalhistas desrespeitados e os problemas relativos à permanência estudantil se ampliam. O governo Rui Costa já iniciou um projeto de privatização na educação básica que segue a mesma linha do Future-se.

“É muito importante, neste momento, a mobilização de todos para barrar os ataques dos governos federal e estadual à educação pública. Sem educação pública de qualidade e para todos não há democracia”, afirma o presidente da ADUSC, ressaltando a importância da greve nacional da educação.

A greve nacional da educação vem sendo impulsionada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), e conta também com o apoio das Centrais Sindicais e diversos movimentos sociais. Na UESC, a adesão dos docentes às mobilizações nacionais foi deliberada em assembleia da ADUSC realizada dia 24 de setembro.