O Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) se reuniu na semana passada para debater, aprovar e organizar uma Jornada de Lutas de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os servidores públicos federais já iniciam 2021 em plena mobilização. Isto porque sabem que enquanto estamos pensando no caos em que vive o país, o governo Bolsonaro mantém seus planos de destruição dos serviços públicos e outros ataques à classe trabalhadora e ao povo pobre.

Com o encerramento do recesso parlamentar volta à tona a discussão sobre a Proposta de Emenda Constitucional nº32 apresentada em 2020, conhecida como Reforma Administrativa. Essa Reforma abre a porteira para o fim dos serviços públicos brasileiros que são oferecidos à população mais pobre, acaba com a estabilidade dos servidores e com os concursos públicos, ampliando a terceirização em áreas como a saúde e a educação. Será a destruição dos serviços públicos no Brasil.

Outra luta importante encampada é a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), reivindicando vacina já gratuita e para todos, assim como condições de trabalho e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde nesse novo pico da pandemia, em que já estão exaustos e com problemas psicológicos.

A categoria também está mobilizada em apoio às lutas contra a venda de empresas no país como os Correios, Petrobras, banco do Brasil e outros. Além disso, contra a saída de empresas do país, que promove a desindustrialização brasileira e desemprego, deixando o Brasil cada vez mais dependente da importação imperialista.

Com tantos motivos pelos quais lutar, entidades sindicais e movimentos sociais estão convocando um Dia Nacional de Luta que ocorrerá em 1º de fevereiro, com o objetivo de unir todos e todas que estão sofrendo esses ataques. Em breve divulgaremos o cronograma de atividades. Organize-se para participar desse dia!

A jornada tem início 24/01, no Dia Nacional dos Aposentados, que será marcado por inúmeras atividades nos estados. Considerada uma categoria de risco para a covid-19, já foram desejados serem mortos pelo governo para reduzir o pagamento de aposentadorias e, em São Paulo, tem o vale transporte ameaçado, assim como o recebimento atrasado das aposentadorias.

Todas as ações da jornada serão discutidas em reuniões virtuais e organizadas em todos os estados, desde a dia 24/01 até o 1º de janeiro

VEJA O CALENDÁRIO E ORGANIZAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO

  • 24/01 – Dia Nacional dos Aposentados – Divulgar as iniciativas existentes neste dia em todo país;
  • Divulgar materiais diários nas redes sociais, artes para out door, bus door, camisetas, spots para carros de som etc para ser disponibilizado aos Fóruns Estaduais e Municipais e entidades sindicais que serão responsáveis pela divulgação local desses materais;
  • 26/01 – Mesa do FONASEFE no Fórum Social Mundial – 10 horas. ASFOC indicará 2 especialistas sobre vacinas e epidemiologia e formato final da atividade será definido na próxima reunião do FONASEFE (19/01);
  • 30 e 31/01 – Divulgação dos spots em carros de som na maioria das cidades sob responsabilidades dos Fóruns Estaduais e Entidades de base estaduais e municipais;

DIA 01/02 – DIA NACINAL DE LUTA EM DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS   

  • 10 horas – Carreata na maioria das cidades possíveis em DEFESA DA VACINA PARA TODOS E TODAS (As cidades que já estão preparando suas carreatas para o dia 31/01 serão incorporadas como atividades da Jornada de luta);
  • 14 horas – Ato em Brasília: na porta do anexo 2 da Câmara dos Deputados protocolando a entrega do manifesto aos candidatos a presidente do legislativo e início da VIRGÌLIA nacional que será construída com inscrições e falas de todas entidades que solicitarem;
  • 20 horas – Panelaço nacional.

A próxima reunião do FONASEFE será dia 19/01 às 8h30 quando serão discutidas as propostas de renovação de contrato com a Cajuína para dar continuidade a campanha.

Estavam presentes representações das seguintes entidades:  ANDES-SN, ASSIBGE-SN, CSP-CONLUTAS, FENASPS, CONDSEF, SINASEFE, SINAIT, FENAJUFE, ASFOC-SN, SINAL, CNTSS, FASUBRA, CUT, CTB, INTERSINDICAL-CCT, SINDIFISCO-NACIONAL, entidades convidadas: SINDMPU, Fórum Sindical e Popular por Direitos e Liberdades Democráticas, AACD, SINTUFF, SINDJESP-SP, Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, FENET e APP-Curitiba Norte.

Para mais informações, entre em contato pelas redes:

Facebook: @reformaadministrativa.nao

Instagram: @fonasefe1

Via: CSP-Conlutas.