Na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, os docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) realizarão um dia estadual de luta em defesa do Regime de Dedicação Exclusiva (DE). A iniciativa pretende ampliar o debate com a comunidade acadêmica e a sociedade quanto à importância desse Regime para qualidade do ensino, pesquisa e extensão. A DE é um direito previsto no Estatuto do Magistério Superior e vem sendo descumprido e ameaçado pelo governo.

Na UESC, mesmo com o recesso acadêmico, a diretoria da ADUSC está convocando a categoria para uma reunião ampliada com o objetivo de discutir estratégias de fortalecimento da campanha. A reunião ocorrerá a partir das 14 horas, na sala de treinamento do CDRH.

Atualmente, 256 professores das quatro universidades aguardam a efetivação da mudança no Regime de trabalho. Em reunião com o governo, o Fórum das ADs apresentou os dados oficiais das instituições contestando os argumentos do governo para o cumprimento do direito (leia aqui). Sem saída, o superintendente da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), Adriano Tambone, se comprometeu a apresentar uma proposta objetiva para dissolução do impasse criado em torno da pauta.

Para ampliar a mobilização e envolver a comunidade acadêmica na defesa da pauta que afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados nas universidades, o Fórum das ADs encaminhou a campanha “Eu defendo a DE”. A campanha terá início com o dia de luta, mas também prevê a realização de uma vigília da categoria em Salvador, no dia 11 de Agosto, quando o Fórum das ADs voltará a se reunir com o governo.