Mesmo diante das mais diversas dificuldades, professores e professoras de todo o país seguem em luta em defesa da Educação Pública, fazendo dela instrumento de conscientização e emancipação humana.

Apesar de todos os desafios impostos pela Covid-19 à sociedade, da forma possível, e em muitos momentos de maneira exaustiva, professoras e professores continuaram próximos das e dos estudantes. Docentes de todos os níveis tiveram que adequar processos de ensino e aprendizagem com pouco, ou nenhum, suporte tecnológico e financeiro dos governos federal, estados e municípios.

Além da pandemia, enfrentamos constantes ataques à autonomia universitária e liberdade de ensino, cortes orçamentários e falta de recursos, congelamentos de progressões e promoções, medidas estas que precarizam ainda mais as nossas condições de trabalho. Voltamos às ruas em defesa da vida, de pão, vacina, saúde e educação para todo o povo brasileiro. E nelas permanecemos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 e contra o desmonte dos serviços públicos, de nossas carreiras, nossas universidades, institutos e cefets.

Seguiremos, juntas e juntos, punhos em riste na defesa intransigente da Educação Pública, gratuita, laica e socialmente referenciada, em defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora.

Nesse dia 15 de outubro, saudamos a trajetória de luta, força e resistência da nossa categoria docente, organizada há 40 anos no ANDES-SN. Celebramos a nossa capacidade de ousar, de lutar e de defender a Universidade Pública Brasileira, um dos maiores sistemas públicos e gratuitos de ensino superior da América Latina.

Pela imediata recomposição do orçamento das instituições públicas de ensino superior! Defender a Educação Pública, essa é a nossa escolha! 

Via: ANDES-SN.