Na manhã desta quarta-feira (29), representantes do Fórum das Associações Docentes (ADs) participaram de um ato público no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização foi convocada pelo Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público e marcou um dia de luta para denunciar as perdas salariais de 53,33% acumuladas em 8 anos no funcionalismo público baiano. Junto ao Fórum das ADs e ANDES-SN, outras entidades representativas estiveram presentes na mobilização – a exemplo do SINDSEMP, SINTEST e SINTAJ. Houve, ainda, paralisação dos servidores (as) do judiciário.

A primeira parada do ato foi em frente a Governadoria, onde servidores e servidoras foram impedidos (as) de entrarem sequer no estacionamento do local, sendo recebidos com grades e um forte aparato policial. Mesmo assim, os (as) manifestantes não recuaram. Com carro de som, faixas, cartazes, apitos e palavras de ordem, reivindicaram a recomposição salarial. Outras bandeiras de luta também foram demarcadas, tais como a realização de concurso público, nomeação de servidores (as), revisão do plano de carreira e melhorias no Planserv. Em seguida, ocorreu uma caminhada em direção a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde os (as) servidores (as) cobraram do Poder Legislativo a necessidade de atuar em defesa e valorização do serviço público baiano. 

Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs e presidente da Adusb, demarcou a importância da unidade de todos os sindicatos do serviço público baiano para lutar pelo reajuste salarial: “O Fórum das ADs definiu que deveríamos vir para que possamos avançar na perspectiva de fortalecer os atos unificados pelo reajuste linear. A pauta que nos unifica é, sem sombra de dúvidas, o reajuste para o conjunto dos servidores estaduais. Nos últimos oito anos, nós perdemos mais da metade do nosso salário. No momento em que o governo federal abre uma mesa de negociação com o conjunto dos servidores públicos federais, fecha um acordo emergencial de 9% e mais aumento do auxílio alimentação, o governo estadual, que é do mesmo partido do presidente, que fez campanha junto com o presidente, se mantém em silêncio sobre qualquer perspectiva de reajuste. A última declaração que o novo governador deu foi em entrevista em rádio onde disse que está conversando com os servidores públicos estaduais de forma separada. É preciso unirmos forças e não de nos dividir. O Governo da Bahia tem que abrir a mesa de negociação e conversar com todos os sindicatos, assim como fez o presidente Lula, porque a nossa pauta é única e urgente”.

Via: Fórum das ADs.