Convidamos você para participar da Assembleia Geral da ADUSC no próximo dia 13 (terça-feira), às 14h, quando começaremos a discutir o retorno presencial de algumas atividades na UESC, como foi decidido pela Resolução CONSU 09/2021.

Ainda conforme esta Resolução, foi criada uma comissão para elaborar o plano de retorno em consonância com o trabalho do Comitê de Biossegurança, e que até agora não temos qualquer informação sobre o assunto.

Além disso, a ADUSC solicitou a ativação do Comitê de Crise COVID-19, da qual fazia parte com a AFUSC. Porém, até o momento não tivemos resposta alguma sobre a ativação do Comitê, nem temos nenhuma comunicação sobre o andamento da elaboração desse PRAEP.

Enquanto isso, o governo estadual está impondo uma ‘nova normalidade’ de se adequar à presença do vírus: flexibilizou as restrições e autorizou aulas presenciais e/ou semipresenciais em locais onde a taxa de ocupação das UTIs esteja inferior a 75%, como se este fosse um critério indicativo de diminuição da contaminação. Temos uma trajetória lenta de vacinação e agora não temos mais prioridade para os profissionais de ensino. Ainda assim na UESC podemos ter uma grande porcentagem de servidores vacinados com a segunda dose até setembro, o que vai implicar numa forte pressão para o retorno presencial, sem considerar que a maioria dos estudantes ainda não foi vacinada.

Será que podemos fazer valer a mencionada autonomia universitária e não ceder à pressão do Governo do Estado? Qual será a nossa posição frente a esta situação? Voltar às aulas presenciais com alunos sem vacina?

Diante de tudo isso, é imprescindível começar essa discussão.

Confira a convocatória aqui.