Na manhã da última sexta-feira (27), os (as) professores (as) da UESC se reuniram em Assembleia Extraordinária, convocada pela ADUSC em formato virtual.

Entre os principais encaminhamentos, a plenária definiu os docentes que representarão a categoria no 10º CONAD Extraordinário do ANDES-SN. Por unanimidade, os professores Arturo Samana, como delegado, e Carlos Vitório, como observador, participarão do evento virtual, marcado para o dia 1º de dezembro. O encontro terá plenária única de posse da nova diretoria do Sindicato Nacional para o biênio 2020-2022.

A assembleia também pautou o andamento do trimestre excepcional. Um dos assuntos mais comentados pelos (as) professores (as) presentes na reunião foi a dificuldade estrutural para realização das aulas remotas. Diante disso, foi solicitado um parecer da Assessoria Jurídica da ADUSC sobre a obrigação da UESC em fornecer auxílios que compensem os gastos referentes ao trabalho remoto:

“A universidade está fazendo uma transferência de responsabilidade do empregador (UESC) para o empregado (funcionários/docentes) quando se trata de compensar os gastos de internet, computador, energia, entre outros”, disse o professor Arturo Samana, presidente da ADUSC.

Por fim, na pauta sobre o que esperar para 2021.1, entrou em discussão a possível autorização da UESC para realização de aulas práticas presenciais. Tendo em consideração o cenário atual da pandemia pela Covid-19, sobretudo na região, em que os números de casos, de mortes e de ocupação dos leitos estão em alta, a plenária encaminhou um posicionamento para ser levado à próxima reunião do Conselho Universitário (CONSU), no dia 03 de dezembro. A posição é contrária ao retorno presencial, enquanto permanecer essa situação de risco à saúde de docentes, discentes e funcionários.