A ADUSC marcou presença na solenidade de posse da Reitoria da UESC, realizada nesta segunda-feira (05). Na oportunidade, o sindicato entregou nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues a Pauta de Reivindicações da categoria docente 2024, documento já protocolado pelo Fórum das ADs no governo desde o dia 30 de novembro de 2023, mas ainda sem respostas.

A entrega da pauta contou com intermediação do Reitor Alessandro Fernandes de Santana, empossado nesta noite ao lado do vice-reitor Maurício Santana Moreau para o segundo mandato à frente da universidade.

No momento de entrega ao governador, os professores Marcelo Lins e Nane Albuquerque, respectivamente presidente e vice-presidenta da ADUSC, enfatizaram que a pauta já havia sido protocolada no governo e nas secretarias desde o ano passado, e que estão aguardando a convocação de uma reunião para tratar das reivindicações.

A pauta 2024 é uma atualização dos itens de 2023, tendo em vista que não houve avanço nas negociações do último ano. A pauta é composta pelos eixos Orçamento, Direitos, Autonomia e Salário, sendo este último a centralidade da discussão em decorrência das perdas salariais acumuladas por sete anos. Pontos como Dedicação Exclusiva e Adicional de Insalubridade, descumpridos pelo governo, também foram reforçados pela diretoria na entrega do documento ao governador.

Pronunciamento do governador

No pronunciamento do governador Jerônimo na solenidade, o executivo se comprometeu a manter uma agenda de reuniões com o Fórum de Reitores, para que estes saibam o que responder aos segmentos da universidade.

Para a ADUSC, somente uma intermediação da reitoria não é suficiente para resolver os problemas que estão se acumulando desde o início deste governo. A comunidade acadêmica necessita e vem cobrando incessantemente uma negociação direta com o governador porque entende os diálogos ocorridos até agora como vazios, já que neles nada se resolve. Por isso, o movimento seguirá buscando a mesa de negociação.