A Associação de Docentes da UESC (ADUSC) solicitou à Reitoria a suspensão da reunião do Conselho Universitário (CONSU), marcada para o dia 28 de julho, que discutiria a minuta de resolução sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O ofício, enviado ao reitor Alessandro Fernandes no último dia 17, ganhou força na Plenária de docentes desta quarta-feira (22), quando vários professores avaliaram a necessidade do adiamento do conselho. As manifestações no encontro virtual comprovaram que não há tempo suficiente para que departamentos, colegiados e membros representativos apreciem a minuta enviada pela reitoria e contribuam com a elaboração da versão final:

“Uma decisão importante como essa requer uma ampla discussão em todas as instâncias da comunidade acadêmica. Nós da diretoria da ADUSC já manifestamos que somos contra o ensino remoto emergencial, ainda mais se for elaborado às pressas”, disse o professor Arturo Samana, presidente da ADUSC.

Além do prazo curto definido pela reitoria, a plenária também foi bastante crítica à minuta apresentada pela instituição. Diversos pontos contidos na proposta mostraram semelhanças à minuta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com possíveis indícios de plágio.

Em contato com Arturo Samana, o reitor Alessandro Fernandes afirmou que essa minuta de resolução é apenas um esboço, elaborado em conjunto com a comissão, e não se configura plágio. O gestor disse ainda que “a resolução final que vai ser construída no CONSU vai responder à realidade da UESC”.

Com base na plenária de docentes, a diretoria da ADUSC enviará uma nota à reitoria e aos departamentos sobre a suspensão do CONSU do dia 28 e sobre a elaboração de uma nova minuta.