No último domingo (23), uma aluna da Pós-Graduação em Zoologia da UESC foi agredida com um soco no rosto, dentro do ônibus da empresa Via Metro, quando retornava de um evento científico na universidade.

O agressor é um homem idoso, ainda não identificado, que se irritou quando a estudante decidiu fechar uma das janelas, devido à chuva.

As informações são do coletivo 500 Mulheres Cientistas, que emitiu uma Nota de Repúdio sobre o caso (acesse aqui):

“Consideramos INADMISSÍVEL que passageiras não possam ter a simples liberdade para fechar janelas, ou andar minimamente seguras no transporte público da cidade”, ressalta um trecho.

O coletivo também denuncia a postura do motorista do ônibus, que só respondeu depois que a vítima já estava ligando para a polícia, e, “sem esperar as instruções, abriu a porta, permitindo a fuga do agressor”.

Na nota, também é cobrada que a empresa Via Metro se responsabilize pela falta do flagrante e que ceda as imagens de segurança e todos os dados necessários para a polícia.

Em repúdio a qualquer ato de violência, principalmente contra mulheres, a Diretoria da ADUSC manifesta solidariedade à estudante e exige que a Via Metro contribua com a identificação do agressor, em compromisso com seus passageiros e passageiras.

Basta de violência! As mulheres exigem respeito!