Em Assembleia Extraordinária, realizada pela Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz – ADUSC, nesta quinta-feira (13), os/as professores/as da UESC aprovaram uma mobilização para o dia 19 de maio, data de luta nacional em defesa da educação, contra o PL 5595/2020.

As atividades vão incluir lives estaduais e locais, sem paralisação das aulas. Em breve serão divulgados os detalhes.

O Projeto de Lei 5595 é um ataque aos/às trabalhadores/as das instituições de ensino e aos/às estudantes. A medida pretende enquadrar a educação como serviço essencial, obrigando as escolas e as universidades a realizarem atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19.

Na avaliação da ADUSC, o retorno presencial em meio ao cenário pandêmico enfrentado no País é um ato irresponsável, que vai colocar a vida de profissionais e discentes em risco para atender uma demanda empresarial.

A reunião também contou com a presença do professor da UFSB Antônio Cardoso, que falou sobre os riscos da retomada das atividades presenciais e híbridas.

No fim da assembleia, devido ao horário avançado, a plenária retirou o último ponto de pauta, sobre o indicativo de greve sanitária contra o retorno presencial, pois avaliou que era necessário mais tempo para o amadurecimento da discussão.

A data de uma nova assembleia será divulgada em breve.