Professoras e professores da UESC se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (03) para debater a campanha salarial 2023. Após discussão sobre o anúncio de reajuste apresentado pelo Governo da Bahia, a plenária definiu os próximos passos da mobilização, incluindo uma paralisação das atividades acadêmicas no dia 16 de maio, aprovada por unanimidade.

Nesta data, haverá uma audiência pública sobre o papel das Universidades Estaduais Baianas na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), solicitada pelo Fórum das Associações Docentes.

Como principal ponto em discussão na assembleia, a diretoria da ADUSC fez o repasse da reunião com as Secretarias de Administração (SAEB) e de Relações Institucionais (SERIN), na última sexta (28). Na ocasião, o governo informou que enviará um Projeto de Lei (PL) para aumentar em 4% o salário de todo funcionalismo público baiano, com valor retroativo ao mês de março. A medida inclui, ainda, mais 2,53% para servidores das UEBAs, além de uma correção referente ao interstício das classes docentes (no caso de um professor pleno, o reajuste pode chegar até a 9,32%).

O governo informou também que será enviado outro PL para atender 530 promoções, acabando com a fila de espera que se alonga nos últimos anos.

Diante do exposto, a plenária considerou um avanço na pauta salarial e um resultado da forte atuação do movimento docente. Por outro lado, avaliou-se a necessidade de continuação da campanha, uma vez que o reajuste não chega nem perto das perdas acumuladas pela categoria nos últimos 8 anos, e que a reunião não se configurou uma mesa de negociação. Os representantes do governo apresentaram a decisão pronta, apenas em caráter de informação.

Inclusive, o movimento reivindicou, na reunião do dia 28, a necessidade de abertura da mesa, ficando o governo comprometido a realizar novos encontros, sendo o primeiro a ser agendado no final de maio, para discutir itens como Dedicação Exclusiva (DE) e transporte.

Para o dia 16 de maio, a ADUSC pretende marcar presença na ALBA, junto ao máximo de professoras e professores da UESC, para a audiência pública da Comissão de Educação. Acompanhe os canais de comunicação do sindicato para saber como participar.