As Associações Docentes Baianas marcarão presença na Lavagem do Bonfim, a ser realizada na próxima quinta-feira (12). Neste ano, as entidades farão parte de um bloco unificado de sindicatos do funcionalismo público que marcará a luta pelo reajuste salarial para os (as) servidores (as) públicos (as) da Bahia. Além disso, as categorias levantarão as bandeiras específicas da pauta de reivindicações de cada setor.

A decisão de participar do protesto foi definida em reunião do Fórum das ADs na última quinta-feira (5). Na avaliação das representações docentes, esse é o momento de somar forças para reverter a desvalorização salarial que o serviço público baiano enfrenta atualmente. Os (as) professores (as) avaliaram, ainda, como fundamental levantar na Lavagem a bandeira histórica da luta em defesa da educação baiana e das universidades estaduais.

“Nos últimos 8 anos, servidores (as) do Estado receberam apenas um reajuste salarial em dezembro de 2021 que não corrigiu nem a inflação anual do período. Avaliamos que essa será uma união necessária porque é uma realidade de todo o serviço público estadual. Na lavagem também estaremos levantando a faixa de nossa luta histórica em defesa da educação e das universidades estaduais. A atividade dará o tom do que queremos para 2023: retomada do curso democrático mais defesa de direitos e da educação. É disso que o povo brasileiro e baiano precisam”, defende Alexandre Galvão, coordenador do Fórum das ADs.

Via: Fórum das ADs.