Nessa semana, uma fala do Prefeito de Itabuna Fernando Gomes (PTC) repercutiu em todo o Brasil. Ao anunciar a data da reabertura do comércio itabunense, o chefe do poder Executivo disparou: “Eu já mandei fazer um decreto que no dia 09 abre, morra quem morrer”.

A declaração de Fernando Gomes demonstra a imensa falta de respeito e de sensibilidade com a sua população. Em Itabuna, já foram confirmados 2.754 casos de Covid-19 e 58 mortes, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB). A cidade é o epicentro de contágio da doença no sul do estado, e contém a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 100% praticamente todos os dias.

Além do desrespeito, o prefeito anuncia uma decisão que coloca em risco a vida dos itabunenses, principalmente a dos mais vulneráveis ao vírus, como o grupo de risco e a população de baixa renda.

Com a medida de reabertura do comércio em Itabuna, novamente um governante, ao estilo Bolsonaro, dá as costas para a ciência ao desconsiderar os estudos e dados baseados nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que provam que o Brasil não está em um cenário adequado para retomar as atividades. Em boletim publicado pelo Consórcio Nordeste, o Comitê Científico de Combate ao Coronavírus recomenda a instituição imediata de lockdown em Itabuna. Não é o momento para afrouxar o distanciamento social (clique aqui para conferir o boletim completo).

A Associação de Docentes da UESC (ADUSC) manifesta seu repúdio à atitude do Prefeito Fernando Gomes, exige respeito às famílias e vítimas da Covid-19 e reafirma sua posição: Vidas acima do lucro!