O Fórum das ADs lançou, neste mês de agosto, a campanha “Professoras e professores na linha de frente”. Com o tema da defesa da ciência e do trabalho docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), a campanha vem com o objetivo de mostrar para a sociedade baiana o quanto professoras e professores contribuem na busca de soluções e no desenvolvimento de estratégias para minimizar os impactos da pandemia no estado. O projeto foi lançado com um vídeo-manifesto narrado pelo ator baiano João Miguel (assista aqui). Nas primeiras semanas de setembro ocorrerão ações de entrega de brindes para os (as) professores (as) com local, data e horário ainda a ser divulgado em cada Associação Docente.

Apesar da onda de desinformação, universidades e pesquisadores (as) seguem desenvolvendo pesquisas relevantes para o combate à pandemia. Através de cardsoutdoors e busdoors, a campanha divulga projetos de pesquisa e extensão das universidades estaduais com ações voltadas diretamente à sociedade civil e aos profissionais da saúde. Relata também diversas iniciativas que mostram o papel determinante das Universidades no apoio ao poder público para o enfrentamento da crise em nível municipal e regional, tanto na colaboração nos gabinetes de crise, quanto na produção de insumos estratégicos. O conteúdo também chama atenção para a necessidade de defender as universidades como um patrimônio importante do povo baiano e a centralidade do trabalho docente nesse bojo. Todas as informações estão condensadas em um site que pode ser acessado através dos endereços www.professorasnalinhadefrente.com.br ou www.professoresnalinhadefrente.com.br

Estudos recentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) revelam que as universidades públicas são responsáveis por mais de 95% da produção científica do país. A campanha está dividida em três fases. Na primeira etapa, o objetivo é ressaltar que a cultura do negacionismo é combatida somente através da ciência e da educação, divulgando projetos de pesquisa e extensão no combate ao coronavírus e seus impactos. Nas etapas seguintes serão desenvolvidas ações específicas de benefício social e relativas à pauta de reivindicações dos (as) professores (as). Confira a pauta de reivindicações 2021.

“Queremos dialogar com toda sociedade baiana sobre o papel do trabalho docente nesse momento. Com todas as dificuldades de falta de incentivo e o limite do regime remoto, as universidades estaduais baianas produzem ensino, ciência e projetos concretos que contribuem para o enfrentamento ao coronavírus na Bahia. E tudo isso só tem sido possível porque nós, professoras e professores, temos trabalhado, e muito, na linha de frente do ensino, da pesquisa e da extensão”, explica Ronalda Barreto, coordenadora do Fórum das ADs.

A proposta é lançada num contexto em que o Fórum das ADs segue tentando dialogar com o governo para reabertura da Mesa de Negociação Permanente, um acordo de greve interrompido de forma unilateral desde 2019. No último dia 19 de agosto, a coordenação do Fórum enviou ofício endereçado às Secretarias de Educação e de Administração solicitando reunião da mesa. Leia o ofício na íntegra. No final do mês de julho, em reunião sobre a reforma da previdência, o subsecretário da Saeb, Adriano Tambone, acenou para o movimento docente que marcaria uma reunião com o novo Secretário da Serin, Luiz Carlos Caetano. As Associações Docentes seguem, até então, na espera da resposta.

Acesse  www.professorasnalinhadefrente.com.br  ou  www.professoresnalinhadefrente.com.br  e conheça mais sobre a campanha.

Via: Fórum das ADs.