A Campanha UESC Solidária está inscrita para concorrer ao Prêmio Servidor Cidadão 2022. Promovida pelo Governo da Bahia, a iniciativa tem como objetivo premiar servidores públicos estaduais que desenvolvam ações voluntárias em prol da comunidade baiana.

A submissão da proposta foi realizada por Rafael Bertoldo, servidor universitário e coordenador da Rede:

“Caso aceita, ficaremos muito felizes em concorrer a esse prêmio, que é uma forma de reconhecimento pelo que realizamos ao longo desses dois anos de atividades, e, principalmente, de poder estimular colegas a incluir a prática da solidariedade no seu dia a dia”, diz Bertoldo.

Criada em março de 2020, a UESC Solidária foi uma campanha realizada pelas entidades ADUSC, AFUSC, DCE e PROEX/UESC, em parceria com as associações de moradores do Salobrinho e da Vila Cachoeira. Surgida a princípio para atender o entorno da universidade, em decorrência das dificuldades impostas pela pandemia, a Rede arrecadava e distribuía cestas básicas, auxílios financeiros, EPIs e outros itens básicos.

Após as enchentes de dezembro de 2021, a atuação foi intensificada, com atendimento diário às famílias desabrigadas e doações para outras comunidades e cidades da região Sul da Bahia. Com as colaborações, foram adquiridos colchões, fogões, materiais de construção, geladeiras, mantimentos, produtos de limpeza e higiene, entre outros.

“As pessoas perderam tudo e só recebiam promessas, das quais muitas não foram cumpridas. Nós não pensamos duas vezes em agir e contribuir com o recomeço de cada família”, conta o professor Arturo Samana, então presidente da ADUSC e membro da UESC Solidária.

Ao longo dessas ações, a campanha contou com apoio do Centro de Inovação do Cacau, do Mercado Bem Melhor, do ANDES-SN, da CSP-Conlutas e de diversas entidades e pessoas parceiras, até encerrar suas atividades em abril de 2022.

“Nossa campanha não tem o registro exato de beneficiados, mas estimamos que foi gerado impacto direto e indireto em 30 mil pessoas e 6 mil famílias”, relata Rafael Bertoldo.

Recentemente as ações da UESC Solidária foram destaque na Revista Universidade e Sociedade, edição nº 70, publicada pelo ANDES-SN (veja aqui).