Na manhã da última quinta-feira (3) ocorreu no Hotel Fiesta, em Salvador, a abertura da 3ª Conferência Estadual da Educação. O Fórum das ADs e o ANDES-SN participaram do espaço dialogando com os congressistas, delegados e observadores. Foram distribuídas a cartilha sobre “As políticas de Desmonte da Educação Pública” e outros materiais sobre o tema.

A conferência faz parte da etapa preparatória da Bahia para o CONAPE 2018 – Conferência Nacional Popular de Educação. A intervenção no CONAPE, para além do Encontro Nacional de Educação que o Sindicato Nacional já constroí, foi uma deliberação do 37º Congresso do ANDES. O objetivo da intervenção é denunciar as limitações do Plano Nacional de Educação aprovado no governo Dilma (PT), o aprofundamento dos ataques à educação pública e mostrar a necessidade de construir uma alternativa realmente emancipatória e pública, pela participação no III Encontro Nacional de Educação. A avaliação sobre a presença no espaço partiu da necessidade de dialogar com todos os setores que estão na oposição ao atual governo federal e querem lutar contra as políticas de desmonte da educação pública.

“Como estamos em um momento de convergência e buscando a unidade na luta, aprovamos no congresso a participação na Conape. O ANDES vai participar do espaço, que acontecerá em Minas Gerais. Preparamos uma cartilha para apresentar as nossas ideias em relação à política nacional de educação e por isso estamos aqui na etapa preparatória da Bahia. Trouxemos o nosso material para distribuir e disseminar as nossas ideias”, explicou Tadeu Bello coordenador departamental da ADUNEB e representante do Fórum das ADs na Conferência.

 

Foto: Ascom Fórum das ADs

Acesse na íntegra a cartilha sobre As Políticas de Desmonte da Educação Pública

Leia também:

Cartilha para a CONAPE: Um Pouco de história, pois o futuro não se constrói só com o presente
Cartilha do GTPE: Contrarreforma do ensino médio e a Lei nº 13.415/2017
Cartilha do GTPE: Projeto do Capital para a Educação
Nota Política do ANDES-SN:  Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Cartilha do GTC&T:  Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016)
Cartilha do GTPE: As políticas e o desmonte da Educação Pública
Caderno 2 do ANDES-SN: Propostas do ANDES-SN para as Universidades

Saiba mais sobre o III Encontro Nacional de Educação