imp-ult-1454612411Eblin Farage, presidente do ANDES-SN, participou do programa Diálogo Brasil, da TV Brasil, para debater a crise de financiamento das universidades brasileiras. O programa foi ao ar no dia 30 de abril e também contou com a participação do doutor em educação Erasto Fortes.

Eblin e Erasto debateram as dificuldades que as instituições públicas têm tido com os recentes cortes orçamentários, que têm levado reitorias a demitir trabalhadores terceirizados, cortar bolsas e não conseguir pagar contas luz e água. A situação da Universidade de Brasília (UnB), que deve fechar o ano com déficit de R$ 92 milhões, foi tratada no programa. A UnB recentemente demitiu 230 terceirizados da limpeza, encerrou mil contratos de estágio e aumentou o valor da refeição no Restaurante Universitário. Em resposta, servidores técnico-administrativos e estudantes decretaram greve.

Eblin Farage defendeu ainda a manutenção do caráter 100% público das universidades e criticou propostas que afirmam que a privatização ou as parcerias público-privadas são alternativa à crise de financiamento da educação pública.

Assista ao programa na íntegra aqui.

Leia também

Técnicos da UnB iniciam greve. Ato de estudantes no MEC é reprimido com violência

Sem sinalização de reversão das demissões na UnB, estudantes mantêm ocupação

Com informações e imagem de TV Brasil

Fonte: ANDES-SN