Centenas de pessoas foram às ruas neste domingo (31) em defesa da democracia e em apoio aos protestos por justiça pelo assassinato de George Floyd.
Não podemos nos calar! Clique aqui para colocar o tema “Professores/as da UESC antifascistas” na foto do seu Facebook.

Os protestos foram realizados em diversas capitais do Brasil. A CSP-Conlutas defendeu nos atos o Fora Bolsonaro e Mourão, e o apoio às manifestações nos EUA, contra a morte de George Floyd, por um policial branco, como parte do movimento “Eu Não Consigo Respirar”.

Nos EUA também ocorreram manifestações massivas no sexto dia de intensos protestos contra a morte de Floyd, morador da cidade de Minneapolis, capital de Minnesota, onde eclodiram as manifestações mais radicalizadas.

Os protestos em defesa da democracia aqui no Brasil e contra o assassinato de negros nos EUA por policiais se contrapõem à violenta e criminosa política em ambos os países em que seus presidentes agem em consonância e propagam o racismo e a xenofobia.

Enquanto brasileiros iam às ruas contra o racismo e contra ameça às liberdades democráticas, Bolsonaro participava de um ato em Brasília promovido por seus apoiadores que defendiam o contrário. Os pró-bolsonaristas defendiam medidas anticonstitucionais, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e pediam intervenção militar. O presidente, inicialmente, acompanhou a manifestação de helicóptero e em seguida à cavalo, junto à patrulha militar.

Diante da pandemia de Covid-19, o braço armado do estado tanto aqui no Brasil como nos Estados Unidos seguem com suas mortes que tem como alvo o povo negro.

O menino negro de 14 anos João Pedro morto pela polícia no Salgueiro, em São Gonçalo, foi o caso mais recente e reforça essa realidade de opressões. Assim como Floyd, morto asfixiado por um policial branco, casos que reforçam a política de genocídio alimentada pelo capitalismo contra negros.

Via: CSP-Conlutas.