Depois de mais de 60 dias de greve e resistência, a categoria docente irá novamente às ruas no cortejo 2 de julho. A data que culminou na Independência da Bahia, será também a data que, mais uma vez, professores e estudantes levarão a pauta da defesa das Universidades Estaduais Baianas e investimento “tamanho G” para a educação.
As Associações Docentes, que historicamente participam do cortejo em protesto, disponibilizarão transporte para que a comunidade acadêmica das estaduais participe. Interessados devem entrar em contato com as respectivas sessões sindicais das universidades. A concentração do bloco será a partir das 8h no Posto da Lapinha.
O tradicional cortejo, que ocorre em Salvador todo ano, relembra a força e a participação da população baiana no processo de independência. As lutas do passado e do presente misturam-se com a realização de protestos dos diversos segmentos. Para o Fórum das ADs, essa é mais uma vez o momento de demarcar a defesa da educação pública baiana.
“Essa será uma data para relembrar a força e resistência baiana. É muito oportuno levarmos a pauta da defesa das Universidades Estaduais, que são um patrimônio do nosso povo. Passamos mais de dois meses em greve pela defesa intransigente da educação pública, que na Bahia vem sendo atacada por um governador autoritário e muito duro com as universidades. A greve acabou, mas a luta continua”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.